Blog

​Minha próstata cresceu! E agora ??

O aumento benigno da próstata afeta cerca de 50% dos homens entre 51 e 60 anos, atingindo 70% dos homens com mais de 60 anos.

No passado, a cirurgia era a principal forma de tratamento desta condição, mas graças aos avanços no entendimento da história natural da hiperplasia benigna da próstata, termo médico usado para descrever este aumento da próstata, e ao desenvolvimento de novas medicações, houve uma redução importante na realização de cirurgias prostáticas no mundo inteiro, dando espaço para o tratamento clínico.

A hiperplasia benigna da próstata tem uma evolução lenta, mas progressiva. O não tratamento resulta em piora dos sintomas urinários (dificuldade para urinar, frequência miccional aumentada à noite, gotejamento persistente após o jato urinário e urgência para urinar, entre outros sintomas) e pode levar a sérias complicações, incluindo-se a retenção urinária aguda, exigindo a colocação de uma sonda na bexiga, insuficiência renal, infecções urinárias, formação de cálculos na bexiga e necessidade de cirurgia. Além disso, estes sintomas urinários estão associados a um risco maior de quedas nestes pacientes, piora significativa da qualidade de vida e até mesmo à depressão.

A lenta evolução da hiperplasia prostática faz com que muitos homens se adaptem aos sintomas e, exatamente por isso, acabam por não apresentar queixas clínicas e assim, não procuram o urologista. Por isso, eles podem manifestar de forma súbita um quadro de retenção urinária com prejuízo ao funcionamento da bexiga e dos rins.
 
Até pouco tempo atrás as classes de medicações disponíveis para o tratamento  da hiperplasia prostática incluíam os alfa-bloqueadores e os inibidores da 5 alfa redutase (finasterida e dutasterida).

Na atualidade, dispomos de mais 3 classes de medicamentos que são de grande importância no tratamento dos sintomas urinários:  os antimuscarínicos; os beta-3 agonistas e a tadalafila. Isso mesmo! A tadalafila em doses baixas, mas de forma contínua se mostrou efetiva em melhorar os sintomas urinários nos homens que têm aumento da próstata. Além disso, pode melhorar a qualidade da ereção. Estes medicamentos podem ser usados de forma isolada ou de forma combinação.

Se você tem mais de 40 anos, procure o seu urologista e converse com ele sobre estas alterações na próstata.