Blog
Hiperplasia prostática x disfunção erétil
O aumento da próstata afeta cerca de 60% dos homens com mais de 50 anos.Dentre as medicações disponíveis para o tratamento do aumento prostático, os principais utilizados são os alfa-bloqueadores e os inibidores da 5 alfa redutase.
Estes medicamentos podem ser usados de forma isolada ou em combinação. É bem verdade que não são todos os homens com próstatas aumentadas que precisam de tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
Qual é o momento de iniciar o tratamento?
Ele deve ser iniciado quando o aumento da próstata começa a causar diminuição do fluxo urinário, gotejamento persistente após o jato urinário (aqueles pingos de urina “extras” depois que você já terminou de fazer xixi), quando faz o homem ir ao banheiro com frequência para o esvaziar a bexiga ou o leva a acordar à noite duas ou mais vezes para urinar, entre outros sintomas.
Quais são os efeitos adversos destas medicações no que se refere à esfera sexual?
Estas medicações podem determinar importantes alterações na função sexual. Você precisa estar atento a isto, especialmente porque elas podem ser necessárias por períodos prolongados (às vezes, por anos).
O primeiro grupo (alfa-bloqueadores) causa o que chamamos de ejaculação retrógrada, ou seja, o sêmen retorna para a bexiga no momento da ejaculação.
Já os inibidores da 5 alfa redutase (dutasterida e finasterida) podem causar diminuição da libido e disfunção erétil. Estes efeitos adversos são mais comuns no primeiro ano de tratamento e tendem a desaparecer em uma parcela de até 50% dos pacientes com o decorrer do tratamento. Porém, fica aqui o alerta: um percentual de homens que faz este tratamento persiste com estas queixas mesmo após a suspensão da medicação.
Além disso, o uso crônico de finasterida pode estar relacionado ao surgimento da “síndrome pós-finasterida”, que é caracterizada por reações adversas e persistentes no campo sexual, neurológico (depressão) e físico em pacientes que fizeram uso do medicamento.
Se você usa algum destes medicamentos, seja para o aumento da próstata ou para a calvície, e observou algum destes efeitos adversos, converse com o seu urologista sobre isto.