Blog

A partir de qual idade o homem deve ir ao urologista?

Em todas as fases da vida do homem, a avaliação urológica encontra um ou mais motivos para ser indicada.
 
Na primeira infância, é o momento de avaliar a presença de fimose e verificar se os testículos estão adequadamente localizados na bolsa escrotal.
 
Na puberdade, é importante avaliar o desenvolvimento dos genitais e orientar sobre algumas vacinas que são necessárias nesta fase da vida.
 
O adolescente precisa de orientações em relação à educação sexual, verificação de uma eventual varicocele (varizes testiculares), prevenção de gravidez indesejada e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
  
Já no adulto jovem, é oportuno orientar sobre o exame dos testículos, pois é nesta fase da vida que os tumores desta região costumam aparecer. A partir dos 40 anos, problemas como disfunção sexual, aumento benigno e/ou o câncer da próstata e queda da testosterona podem aparecer.
 
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil em 2018 tem expectativa de viver, em média, até os 76,3 anos.
 
Neste quesito (e em outros tantos), as mulheres, mais uma vez saem na frente. Para as mulheres brasileiras a expectativa de vida ao nascer é de 79,9 anos, enquanto que para os homens é de 72,5 anos.
 
Como se vê, há uma diferença de 7,4 anos em favor das mulheres.
 
E por que isto acontece?
 
Porque, entre outros fatores, os homens não gostam de ir ao médico! Dão desculpas de que não sentem nada, não têm tempo ou têm medo de descobrir alguma doença silenciosa. Muitos homens ainda têm preconceitos quando o assunto é a sua saúde.

CÂNCER DE PRÓSTATA MERECE ATENÇÃO ESPECIAL
O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens (1 em cada 6 homens vai ter a doença) e a segunda causa de morte por câncer entre eles. Somente um diagnóstico precoce, quando ainda não existem sintomas, permite a cura da doença.
 
Respondendo a pergunta, em todas as fases da vida do homem, consultar o urologista e fundamental.